Conhecendo as notas em diferentes alturas

André Hipólito

As notas musicais foram criadas como um tipo de código pré-determinado para auxiliar os músicos na leitura de partituras. Em cada país ou em cada povo, as notas musicais podem ser representadas por notas ou marcações diferentes.

Também é possível que as partituras em que elas são organizadas variem de acordo com da tradição. De qualquer modo, as origens das notas musicais remontam ao período da Idade Média.

O saber musical, proveniente da civilização clássica, obtido pelos monges por meio das bibliotecas dos mosteiros foi o que reforçou a necessidade de oficializar e esquematizar determinadas convenções musicais.

Diante desse contexto o monge beneditino italiano Guido de Arezzo, que viveu no século XI, elaborou um sistema de notação musical seguido até os dias atuais. A criação se deu enquanto ele trabalhava no mosteiro da cidade de Pomposa e percebeu a dificuldade dos cantores gregorianos em memorizar as músicas sacras.

Guido de Arezzo avaliou que, ao construir uma escala musical simplificada era possível facilitar o aprendizado dos estudantes, na medida em que também seriam reduzidos os erros de interpretação de uma peça musical.

Nos seus tratados, foi idealizado um sistema para recordar os tons das notas musicais. Ele recorreu a uma canção extremamente popular na época, de fácil memorização o louvor a São João Batista.

Como já mencionamos s pautas surgiram na Idade Média. Foram aperfeiçoadas para representar as alturas das notas musicais, suas durações e o compasso da música, nos ensinamentos de música e no canto gregoriano.

As primeiras pautas tinham uma única linha e eram colocadas sobre a letra da canção. A altura era representada pela distância das notas em relação à linha. Como isso não era muito preciso, o sistema evoluiu gradativamente para uma pauta de quatro linhas, chamada de tetragrama.

No início do uso da pauta usava-se apenas uma linha colorida, datada do século IX. Tempos depois outras linhas foram sendo acrescentadas, o pentagrama que usamos hoje, estabelecido no século XI, foi definitivamente usado a partir do século XVII.

 

No século XV, uma quinta linha foi adicionada e esta configuração é utilizada até hoje. Pauta ou pentagrama é o conjunto de 5 linhas horizontais, paralelas e equidistantes que formam, entre si, 4 espaços onde são escritas as notas e símbolos musicais.

Se precisarmos representar notas mais graves ou agudas do que as nove notas representáveis nas linhas ou espaços do pentagrama, utilizam-se linhas e espaços suplementares.

Para definir qual nota ocupa cada linha ou espaço e a faixa das notas representadas no pentagrama, são utilizadas as claves, que permitem adaptar a escrita para as diferentes vozes ou instrumentos musicais.

A clave musical (do latim “clavis”: “chave”) indica ao músico como ler a partitura, informando o nome e altura da nota, pois a notação musical é relativa e a nota pode ocupar qualquer linha ou espaço na pauta.

A clave indica qual a posição de uma das notas e todas as demais são lidas seguidas como referência essa nota, cada tipo de clave define uma nota diferente de referência, assim, a “chave” usada para decifrar a pauta é a clave.

Modernamente existem quatro claves: Dó, Fá, Sol e a Neutra (rítmica). Elas que permitem a escrita para instrumentos/vozes que possuem tessituras diferentes, pois existem os graves e os agudos, evitando uso das linhas suplementares.

A clave de sol é escrita somente na segunda linha do pentagrama. A Clave de sol juntamente com a clave de fá na quarta linha é a mais utilizada na música atual.

Quando esta clave está na segunda linha, o dó central do piano (dó-3) ocupará a primeira linha suplementar inferior.

Clave de Fá pode ser escrita na terceira ou quarta linha do pentagrama. Nesta clave, a linha de referência é indicada pelos dois pontos e assume a nota Fá-2. A posição mais frequente é a quarta linha. Com esta configuração, a nota Dó-3 do central do piano ocupa a primeira linha suplementar superior.

Também é possível escrever a clave de fá na terceira linha, possibilitando um registro ligeiramente mais agudo. No passado a clave nessa posição mais aguda era utilizada para o barítono, mas seu uso na música atual é raro.

Clave de Dó pode ser escrita na primeira, segunda, terceira ou quarta linha do pentagrama. A nota Dó-3 é indicada pelo centro da figura. Originalmente a clave de dó foi criada para representar as vozes humanas. Cada voz era escrita com a clave de dó em uma das linhas. O alto era representado coma clave na terceira linha, o tenor na quarta linha e o mezzo-soprano era representado com a clave de Dó na segunda linha.

Este uso se tornou cada vez menos frequente e esta clave foi substituída pelas de sol para as vozes mais agudas e a de fá para as mais graves.

Ao partimos da premissa dos conhecimentos apresentamos até o momento, notou-se a necessidade de termos um aprendizado mais eficaz das notas e alturas no pentagrama, com uso de tabuleiros lúdicos, cada tabuleiro tem o nome da clave a ser estudada e cartões para facilitar a compreensão das diferentes alturas das notas.

Neste sentido os tabuleiros, auxiliam o aluno no seu processo de ensino e aprendizagem, propondo caminhos para facilitar o percurso que será alcançando gradativamente, sendo favorável a sua autonomia na leitura de notas em diferentes alturas e claves. Por meio de jogos coletivos e colaborativos, sendo um recurso lúdico e criativo.

Ao utilizar a metodologia do Centro Cultural Maria Paccelle podemos levar em consideração os conhecimentos prévios e conhecimentos que serão adquiridos durante o jogo. Cabe salientar também importância de aprender através de jogos a propriedade do som chamada altura, que nos permite distinguir entre sons graves, médios ou agudos, com esses tabuleiros lúdicos potencializamos a memorização da notação musical desenvolvendo no aluno a autoconfiança na leitura de uma partitura escrita em diferentes claves e alturas.

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